Além de serem o elo entre colegas, professores e gestores da unidade de ensino, os líderes de classe têm o papel de, entre outras atribuições, buscar a opinião consensual do grupo para representá-lo em situações decisórias.
As escolas da rede estadual de ensino estão realizando, em toda a Bahia, as eleições para a escolha de líderes e vice-líderes estudantis para o ano letivo 2024. Depois da escolha dos representantes escolares, finalizada na sexta-feira (15), a ação prossegue com as etapas: Municipal, até 22 de março, e Territorial, que ocorre de 25 a 28 deste mês.
O processo contempla, também, o pleito para jovem ouvidor. A proposta da Secretaria da Educação do Estado (SEC) é contribuir para a manutenção do clima colaborativo na escola e a representação dos estudantes junto à gestão participativa das unidades escolares. As eleições são conduzidas pelos Núcleos Territoriais de Educação (NTE).
Atribuições
Além de serem o elo entre colegas, professores e gestores da unidade de ensino, os líderes de classe têm o papel de, entre outras atribuições, buscar a opinião consensual do grupo para representá-lo em situações decisórias; estimular o bom relacionamento da classe através do diálogo; elaborar um plano de ação que contemple as necessidades da unidade escolar, visando melhorias no processo de ensino e aprendizagem; e estabelecer contato permanente com os demais líderes para a troca de experiências e preposições para o fortalecimento do processo educativo, entre outras prerrogativas.
Fonte: Ascom SEC | Foto: Marcelo Dutra
Comments