A Praia de Pratigi, em Ituberá, no Baixo Sul, recebeu uma ação conjunta que promoveu a limpeza, fiscalização de uso e ocupação do solo, notificações de construções indevidas em área de preservação ambiental, consertos e trocas de lâmpadas e cadastros dos empreendimentos do setor turístico. Estiveram envolvidos no processo a Asprati, o Universo Paralello e as secretarias de Turismo, Agricultura, Meio Ambiente, Infraestrutura e Desenvolvimento Social.
Segundo Jaqueline Mamédio, da Associação dos Empreendedores e Moradores do Pratigi, a ação, que atendeu a uma solicitação da entidade, promoveu uma série de intervenções no local, dentre elas a identificando de uma área para construção de um campo de futebol, e uma busca ativa das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social para o desenvolvimento de ações imediatas que favoreçam esses moradores.
Nos próximos dias deve ocorrer a manutenção, limpeza e coleta do lixo de ruas da comunidade. “Já solicitamos e vamos agendar para que a máquina possa vir promover essa ação de melhoramento nas ruas aqui na comunidade. Temos a informação de que haverá uma pessoa para fazer a coleta diária do lixo através de uma empresa. Vamos contribuir com a conscientização das pessoas em colocar o lixo no local correto”, disse.
Foram instaladas mais 10 lixeiras sustentáveis de eucalipto confeccionadas pela equipe de gestão da Asprati. Outras lixeiras serão colocadas nos próximos dias pela prefeitura que também conseguiu outros recipientes do tipo bombonas junto à direção do Universo Paralello.
“Para que tudo transcorra da melhor forma possível, é importante que cada um faça a sua parte. Muitos avanços tivemos e vamos lutar por um Pratigi mais desenvolvido e com espírito de coletividade”, afirmou Jaqueline.
TRADE TURÍSTICO
A Superintendente Municipal de Turismo, Jolúzia Almeida, disse ao Portal que foram realizados cadastramentos dos meios de hospedagem, do setor de gastronomia e dos responsáveis pelas barracas da Praia do Pratigi.
As informações levantadas serão base para o planejamento, a gestão e a promoção da atividade turística no Pratigi.
Segundo a chefe da pasta, todos os setores do trade foram cadastrados. “A adesão e contribuição de todos é fundamental para alavancarmos, de forma estruturada, a atividade turística do município de Ituberá. Além do cadastramento a Superintendência de Turismo conseguiu 30 lixeiras em parceria com Juarez Petrillo, dono do Universo Paralello, que serão instaladas em lugares estratégicos da praia oferecendo melhor destinação do lixo na praia.”, finalizou.
Por Marcelo Dutra/Portal Baixo Sul
Comments