top of page

Resultado geral do Sistema de Avaliação Baiano da Educação aponta Cairu com o melhor desempenho entre os municípios da região

O prefeito Hildécio Meireles aproveita esse marco histórico para parabenizar os gestores, equipes pedagógicas, funcionários, estudantes, familiares e professores pelo sucesso alcançado por todos.

O Sistema de Avaliação Baiano da Educação – SABE – criado pelo governo do estado para diagnosticar a qualidade da educação das redes públicas, apresenta no seu resultado geral de 2023 a aprendizagem dos estudantes de Cairu como a de melhor desempenho entre os municípios da região.


As avaliações do SABE são aplicadas nas turmas do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental.


Os notáveis investimentos da Prefeitura de Cairu e o competente processo de ensino-aprendizagem implantado pela Secretaria Municipal da Educação colocam o município-arquipélago como referência na área educacional.


O SABE disponibiliza para as escolas os seguintes instrumentos avaliativos:

 

1. Avaliação Diagnóstica – identificar alguns conteúdos e habilidades que já foram desenvolvidos pelos estudantes, bem como os objetos do conhecimento que precisam ser fortalecidos.

 

2. Caderno de Apoio - exercícios que visam fortalecer as aprendizagens dos estudantes, considerando os dados obtidos no Sistema de Avaliação Baiano de Educação.

 

3. Avaliação Formativa – pretende apresentar mais informações que possam subsidiar a adoção de novas estratégias pelos professores para potencializar as aprendizagens dos estudantes. Nesta avaliação, professores e estudantes devem refletir sobre o esforço e envolvimento de cada um para aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem.

 

4. Avaliação Somativa (Prova SABE) – avaliação externa, com a mesma metodologia das avaliações do SAEB, que tem por finalidade aproximar os estudantes dos procedimentos exigidos em diversas avaliações usadas nacionalmente e subsidiar as escolas com informações sobre a evolução das aprendizagens dos estudantes, por meio de instrumentos calibrados, para melhoria dos processos de ensino e das aprendizagens.


Fonte: Ascom Cairu

Comments


bottom of page