Cerca de 240 alunos do sétimo ano receberão instruções que orientam a capacidade de tomarem as melhores decisões a fim de se protegerem das drogas e da violência.
Foram iniciadas, nesta terça-feira (19), as aulas das novas turmas de alunos matriculados no Proerd, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, desenvolvido pela Polícia Militar da Bahia, numa parceria entre a Secretaria Municipal da Educação de Wenceslau Guimarães e a 60ª CIPM | Gandu, para cerca de 240 alunos do sétimo ano.
Antes do início das aulas, aconteceu um encontro com os pais dos alunos, que na oportunidade puderam conhecer melhor os objetivos do programa. O secretário da Educação, Marcos Antônio Bonfim, comemorou mais uma parceria com a Polícia Militar e destacou o empenho da gestão municipal em ofertar educação de qualidade para os alunos da rede municipal.
A Sgt. PM Herikyane Carvalho, instrutora do Proerd, explicou a metodologia e o conteúdo programático que será aplicado neste semestre. “Nós estaremos aplicando esse projeto para sete turmas, do sétimo ano e hoje nós podemos apresentar a nossa proposta de trabalho para os pais, para que eles pudessem ter uma ideia do que é o nosso trabalho aqui, de como serão as aulas em sala”, disse a instrutora.
Os alunos participarão de dois encontros semanais e receberão material didático que é oferecido pelo Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da Polícia Militar. “Nós temos esse material didático que consta de dez lições de cunho preventivo, de situações reais, onde jovens e adolescentes se deparam no decorrer da vida, desde a oferta de drogas até práticas de violência. O Proerd mostrará para esses alunos como eles devem se posicionar diante de algumas situações”, pontuou Herikyane.
O diretor da escola Rosely Santos, que recebe o programa pela primeira vez, Fred Galvão, ressaltou a importância do Proerd na vida dos alunos e da alegria de ter o programa agora sendo executado na nova escola. “É uma satisfação ter o Proerd aqui na Rosely, uma escola recém-inaugurada. Esse projeto é muito importante porque é um projeto de prevenção e nós vivemos numa sociedade em que todo dia temos notícia ruim referente ao uso de drogas, de bebidas, enfim, e a gente precisa dar um norte para esses meninos, dar uma orientação e o Proerd, ele traz isso na sua essência”, disse Fred.
O Proerd foi criado em 1992, no Rio de Janeiro, a partir do modelo, que teve origem nos Estados Unidos, em 1983, e hoje é desenvolvido em mais de 60 países. Na Bahia, o programa foi criado em 2002.
Fonte: Ascom PMWG | Fotos: Marcelo Dutra
ความคิดเห็น